TCESP atualiza ferramenta Mapa das Câmaras

por adm última modificação 07/07/2023 10h18
Câmara ocupa a primeira posição dentre as de menor gasto per capita no ano de 2022.

Informação extraída do site do TCESP.

O Mapa das Câmaras exibe informações sobre o custo e a quantidade de vereadores e quanto representa, em termos orçamentários, o funcionamento do Poder Legislativo nos municípios paulistas. Apresenta um mapa interativo que permite a realização de pesquisas e comparativos entre os gastos feitos pelos municípios (exceto a Capital). Os dados podem ser baixados na forma de planilhas e é possível realizar comparativos entre os gastos feitos pelas cidades paulistas.

Os dados integram levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com base em gastos empregados no custeio e no pagamento de pessoal efetuados pelas Câmaras Legislativas dos 644 municípios fiscalizados pela Corte num período.

A atualização se dará sempre após as análises dos dados de cada quadrimestre, considerando a metodologia prevista na LRF, de modo que finalizadas as análises do 3º quadrimestre, ter-se-ão os dados atualizados para o período de janeiro a dezembro de 2022.

Os números compõem a ferramenta ‘Mapa das Câmaras’, disponível no portal da Corte pelo link: https://painel.tce.sp.gov.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3ACamara%3Acamara.wcdf/generatedContent?userid=anony&password=zero

. Gasto per capita

Com a população estimada (IBGE) de 35.844 moradores, o município de Bariri contabiliza o menor valor despendido por número de habitantes. A Câmara Municipal custou R$ 864.586,62 no acumulado 12 meses até Dezembro/2022, frente a uma arrecadação municipal da ordem de R$ 24.541.426,16. O gasto per capita calculado e registrado pela Câmara de Bariri (segundo a ferramenta "Mapa das Câmaras" do TCESP) foi no valor de R$ 24,12, sendo o MENOR dentre os municípios do estado de São Paulo.

*Gasto per capita: Gasto Total (exceto despesa de capital)/população

Eis abaixo a lista com as 20 primeiras Câmaras que possuíram o menor Gasto Per Capita.

Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal de Contas em conjunto com a Divisão de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), o ‘Mapa das Câmaras’ tem como principal objetivo tornar públicos os recursos utilizados por vereadores e o impacto que o Poder Legislativo causa frente aos orçamentos dos municípios.