Legislativo realiza reunião com entidades de Bariri

por adm última modificação 05/02/2018 20h38

Entidades da cidade se reuniram com o presidente da câmara e os vereadores, ontem (01), às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal. O assunto em pauta foi a necessidade de aumento de repasse para suprir o orçamento.

Devido à procura dessas entidades, a reunião se concretizou. Entre elas estão: Associação Quilombo, APAE, Lar Vicentino, Projeto Paz, Creche Madre Leônia, Casa Abrigo e Centro de Promoção Social.

Para entender melhor a real necessidade dessas entidades, estiveram presentes o presidente Vagner Mateus Ferreira e os vereadores Evandro Antonio Folieni, Maria Pia Betti Pio da Silva Nary, Francisco Leandro Gonzalez e Celiza Luisa Fanton Bollini.

Durante a reunião, muitas sugestões foram colocadas e a dificuldade de cada entidade foi exposta. Inclusive, uma das possibilidades levantadas pelos vereadores Evandro Folieni e Francisco Leandro Gonzalez foi referente ao dinheiro que a Câmara “devolve” ao prefeito ao final do ano. “Esse dinheiro estava num possível projeto para compra de ambulâncias, mas podemos verificar com o prefeito se é possível destiná-lo a essas entidades”, comenta o vereador Evandro Folieni.

Para Elaine Ap. Poli, representante da Casa Abrigo, essa seria uma ótima ideia. “Mas o ponto fundamental que precisamos verificar é a liberdade para podermos investir esse dinheiro. Claro que tudo seria comprovado, mediante prestação de contas e com notas fiscais”. Ela alega que cada entidade precisa ter uma reserva para possíveis imprevistos, como, por exemplo, a multa rescisória de um funcionário.

Para Carlos Roberto Vital Vianna, o assunto abordado é muito delicado, pois afirma que algumas entidades estão quase ‘fechando as portas’. “Não podemos aguardar até o ano que vem, precisamos pensar em algo para agora, senão tem muita entidade aqui dentro que não vai conseguir chegar ao ano que vem”.

Após muitas ideias e sugestões levantadas, o presidente da Câmara Vagner Mateus Ferreira se prontificou em se reunir com o prefeito Paulo Araujo e verificar a possibilidade de utilizar agora uma parte dessa verba que a Câmara devolverá ao final do ano, para que essas entidades consigam um respaldo pelo menos por enquanto. “Vou propor isso ao prefeito, pois eu vejo que a situação de vocês tem que ser resolvida para ontem”, completa o presidente.

Para que essa iniciativa dê certo, o prefeito Araujo precisa concordar com a situação colocada, para que assim a verba seja destinada a essas entidades ainda esse ano.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Câmara Municipal de Bariri